segunda-feira, 6 de maio de 2019

Lego house

Quando você começou a se entregar, eu já tinha começado a te receber. Não era como se fosse coisa de um só, era de dois. Um mais um. As tuas mãos pareciam encaixar nas minhas como peças de lego nas mãos de crianças que já conseguem entender como montar da melhor maneira, de acordo com o momento. Nesse instante, as peças se transformavam em uma escada e por isso a gente dava as mãos: para ir subindo juntos. Quando você ia se entregando, eu ia te recebendo do mesmo modo. Em alguns dias mais escuros você até conseguia ver alguns medos meus. E você tinha vontade de me proteger de tudo.

Mal sabia eu que você só não poderia me proteger um dia - e que eu pediria por isso - de todo o seu amor.

Eu te quis mais do que tudo no mundo. Mas você se engana se acreditar que eu desejei somente você. Eu quis nós dois. Porque nós éramos incríveis juntos! A gente poderia alcançar qualquer coisa. Viajar o mundo, aprender mais e mais línguas, jantar em Paris e almoçar em São Paulo. E planejar a próxima viagem para Nova York logo ao chegar.

Mal sabia eu que nossas viagens seriam em poltronas e destinos completamente distintos.

Apertando os cintos diante das turbulências que são normais a quaisquer casais, eu tentei te segurar nos braços para que você não pudesse cair muito longe e se machucar. Mas você queria voar e mudar de lugar, talvez porque o barulho perto da asa estava sendo ruim. Ou talvez você quisesse a sua própria atmosfera basilar diante da pressão interna do nosso voo. Pressões às vezes que eram suas, às vezes minhas. Como crianças a gente ia tentando se encontrar e explorar as melhores maneiras de fazer funcionar. De andar no avião sem cair, segurando as poltronas ao se deslocar, sob olhares atentos de todos.

Talvez tenha sido em uma dessas andanças que eu vi outro rosto. Outros. E penso que tenha visto algum tipo de luz e de brincadeira que não encontraria na nossa bagagem.

Eu não sei explicar.

Só sei que a partir daí os nossos legos se tornaram horizontais, como estradas. De cores, formas e direções diferentes. Eu quis, como fala o Ed Sheeran, te construir uma "Lego house". Acabei compreendendo somente que cada um teria a sua. Seria coisa de um só a partir dali.

Uma coisa ninguém pode negar: existe uma peça, no mínimo, com cada um de nós em algum lugar. As pessoas dizem que esse tipo de peça perdida a gente só percebe quando pisa, machuca e então olhamos pra baixo e a notamos. E que dói.

Não mais.

É questão de cuidado e respeito guardar no lugar correto, acima da linha dos olhos. Olhando sempre pra frente ou pra cima.

Nenhum comentário: