segunda-feira, 28 de março de 2011

30 Cartas, 30 Dias #03

Dia 03 - Pais

Mamãe e Papai,

Só tenho a agradecer por vocês terem sido os meus pais. Graças a vocês, hoje tenho discernimento do que é certo e errado, bom e mau. Graças a vocês, penso duas vezes antes de fazer mal aos outros - já que vocês me ensinaram que quando fazemos mal ao próximo, nós somos os maiores prejudicados.

Escrevo esta carta de alma limpa. Sou uma pessoa que tem coragem de lutar pelo que acredita, que tem coragem de ir atrás do sonhos, que busca justiça e que procura o melhor nos outros. Mas também não tolero mentira, injustiça, egoísmo e decadência. Ainda bem que vocês me ajudaram a fazer de mim quem eu sou.

Vocês me ensinaram o real valor das coisas. Que nossa casa fica onde nosso coração mora, que família é aquela que nos apoia e quer bem, que não se deve tirar vantagem dos outros nem pisarmos em ninguém para alcançar nossos objetivos.

Hoje, vocês se encontram a quilômetros de distância - até em outro plano, mas a presença de vocês sempre foi o que me manteve em pé.

Fui educada para ser o que sou: uma mulher forte, guerreira, capaz de lutar contra tudo e contra todos quando o que importa é a felicidade.

Tive uma educação rígida, e só tenho a agradecer por ela não ter sido abusiva, como tanto se vê por aí. Quando eu errei, vocês me puniram. Quando eu acertei, vocês me incentivaram. Quando eu achei que era sozinha no mundo, vocês me acolheram. Quando eu fui injustiçada, vocês me deram suporte. Quando eu cometi injustiça, vocês me mostraram a realidade. Quando eu menti, vocês vocês me mostraram o véu da ilusão. Quando eu enlouqueci, vocês me curaram. Quando eu achei que não havia mais saída, vocês me mostraram a porta. Quando eu acreditei que não sorriria mais, vocês me abraçaram.

Vocês me criaram para que eu ganhasse o mundo, não para que eu ficasse debaixo das asas de vocês. Graças a Deus, vocês criaram filhos para que eles vivessem o melhor, não para que cuidassem de vocês na velhice. Sempre disseram que eu deveria cuidar da minha vida, cultivar a minha felicidade, que a vida de vocês já estava ganha, o que importava era eu fazer a minha vida.

Hoje vejo como é difícil encontrar pai e mãe conscientes como vocês, que se importam com a felicidade dos filhos sob qualquer circunstância, não com os benefícios que este filho pode trazer.

Errei muito, especialmente na minha adolescência. Mesmo errando, vocês sempre me orientaram, me deram uma palavra de carinho, de apoio. Sempre buscaram aceitar os meus amores, os meus sonhos, os meus desafios.

Pobre daquele que não pode dizer o mesmo. Pobre daquele que não pode encontrar em seus pais um bálsamo, um alento, um carinho. Pobre daquele que não tem coragem de lutar contra os erros dos próprios pais. Pobre daquele que se deixa influenciar pela aura pesada e pela vida frustrada dos pais que tem. É gratificante olhar para os lados e ver que ninguém no mundo pode falar uma palavra maliciosa sobre vocês. É gratificante pensar o quanto eu tenho sorte de ter vocês - e mais gratificante ainda é ouvir vocês dizerem o quanto são abençoados por nos terem como filhos.

Obrigada por me terem feito uma pessoa sã, fisica e mentalmente. Obrigada por me darem apoio na busca pelos meus sonhos. Obrigada por me mostrarem que sempre há esperança no final da história.

Obrigada por vocês terem sido meus pais. Os melhores pais do mundo.

Nenhum comentário: